Visite diversos museus do conforto da sua casa

Visite diversos museus do conforto da sua casa

Que tal uma visita ao museu? Bom, em tempos de isolamento social, museus do mundo todo estão realizando visitas virtuais às suas exposições. Assim, os amantes da arte podem contemplá-las do conforto da sua casa.

 

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)

Através do #MAMonline, o museu disponibilizou uma programação online artística, cultural e artísticas para aqueles que, mesmo de casa, consigam apreciar e aprender com as exposições do museu. Através do link você poderá acessar as atividades. Confira também as redes sociais do MAM, atualizadas diariamente.

Facebook MAM

Instagram MAM

 

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

O MASP, através do #maspemcasa, preparou alguns conteúdos digitais para levar a arte e a programação do museu para quem está em casa.

Segue abaixo a programação do MASP (retirada do site do MASP)

Todas as terças-feiras, o perfil do @masp no Instagram indica uma obra do acervo do museu que servirá de inspiração para crianças e adultos desenharem. Aqueles que quiserem participar do desafio, deverão publicar seus desenhos até 23h59 de domingo na mesma rede social marcando o @masp e usando #maspdesenhosemcasa. Na segunda-feira, o museu publica alguns desenhos selecionados em seu Instagram e os autores receberão um vale Amigo MASP grátis. Amnésia (2015), de Flávio Cerqueira, é a obra da semana no desafio.

 

Às quartas, 16h, o museu promove, também no Instagram, um encontro virtual do projeto Diálogos no acervo. Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico. O programa, que apresenta a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico, foi adaptado para o ambiente digital durante a quarentena. Amnésia também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 17.6.

 

A Live semanal do MASP acontece às quintas-feiras, no Instagram do @masp, com conversas entre curadores do museu e convidados. A primeira edição aconteceu no dia 13.4, com Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz, diretor artístico e curadora adjunta de histórias no MASP, em torno noção plural e polifônica que guia a programação do museu anualmente desde 2016. A próxima edição do MASP Live acontece na quinta-feira, dia 18.6, 18h, com o artista Flávio Cerqueira e o antropólogo Hélio Menezes, curador de arte contemporânea no Centro Cultural São Paulo e um dos curadores convidados da mostra Histórias afro-atlânticas. Eles irão conversar sobre a produção do artista e sua participação na exposição, eleita uma das melhores de 2018 pelo jornal The New York Times.

 

Além dos conteúdos habituais nas mídias digitais do museu (como os #TBTs que resgatam momentos históricos), a nova série masp [curadoria] em casa leva ao Instagram , Facebook e Twitter comentários de curadoras e curadores sobre uma imagem relacionada ao museu a partir de uma perspectiva pessoal. Pode ser uma obra, um detalhe da arquitetura, uma exposição, uma atividade, uma palestra ou um seminário, do passado recente ou remoto. Outro novo projeto de conteúdo é o masp [colaboradores] em casa, que leva aos perfis das mídias sociais as memórias dos colaboradores através do olhar particular daqueles que constroem os bastidores.do museu.

 

O MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo. Está disponível para download na App Store e no Google Play

 

O canal do YouTube traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições. No Google Arts & Culture ainda é possível fazer um tour virtual e explorar a exposição permanente do MASP, o Acervo em Transformação.

 

The Metropolitan Museum of Art

O Met apresenta mais de 5.000 anos de arte de todo o mundo para que todos possam experimentar e se divertir. O Museu vive em três locais emblemáticos da cidade de Nova York - a Met Fifth Avenue, o Met Breuer e o Met Cloisters. Milhões de pessoas também participam online da experiência The Met.

Através da plataforma Google Arts & Culture, é possível visitar este e diversos museus de Nova York.

 

MoMA The Museum of Modern Art

Fundado em 1929, o Museu de Arte Moderna (MoMA), no centro de Manhattan, foi o primeiro museu dedicado à era moderna. Hoje, a coleção rica e variada do MoMA oferece uma visão panorâmica da arte moderna e contemporânea, desde a inovadora pintura e escultura europeia da década de 1880 até o cinema, design e arte performática de hoje.

Visite através do Google Arts & Culture.

 

Brooklyn Museum

O Museu do Brooklyn é um dos maiores e mais antigos museus de arte do país. Suas coleções permanentes de renome mundial variam de antigas obras egípcias à arte contemporânea e representam uma ampla variedade de culturas.

Visite através do Google Arts & Culture.

 

La Casa Azul – Museu Frida Kahlo

Localizada em um dos bairros mais bonitos e antigos da Cidade do México, La Casa Azul foi transformada em museu em 1958, quatro anos após a morte da pintora. Hoje é um dos museus mais movimentados da capital mexicana. (introdução retirada do texto de Hilda Trujillo).

Agora, é possível realizar, do conforto e segurança de sua casa, uma visita virtual.

 

Plataforma Google Arts & Culture

Através dessa plataforma, é possível realizar visitas virtuais à diversos museus do mundo. Basta acessar o site, ir nas três barrinhas no canto superior esquerdo, acessar o ícone “Por perto” e ativar sua localização. A plataforma irá localizar as exposições disponíveis mais próximas para que você possa acessá-las.

Clique aqui e confira os museus e suas exposições.

 

Fonte foto de capa: foto retirada do site Shuterstock.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp