Centro Universitário UNIFAAT

UNIFAAT Centro Universitário

Institucional

Bem-vindo à UNIFAAT

Comprometimento, investimento e dedicação. Esse é um bom ponto de partida para que seja possível entender como as coisas começaram na UNIFAAT.

Fundada em 1971, por empreendedores de famílias tradicionais de Atibaia, a FACACA - Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Atibaia, que antecedeu a FAAT, passava por sérias dificuldades financeiras, contava com apenas dois cursos, trezentos alunos matriculados e as notas no Exame Nacional de Cursos (ENC), antigo Provão do Ministério da Educação (MEC), não eram boas.

Foi então que cinco docentes da própria Instituição decidiram encarar o desafio de transformar a Instituição em um caso de sucesso. Em 1999, estes professores assumiram a Mantenedora e logo reuniram alunos e professores para apresentar o plano de ações que seria implementado, para que a Instituição fosse resgatada.

Apoiados pela comunidade acadêmica, os novos mantenedores promoveram uma grande reestruturação no Plano de Desenvolvimento Institucional e nos Projetos Pedagógicos da Instituição. Em seguida, foram realizados investimentos na qualificação e capacitação do corpo docente e na melhoria da infraestrutura oferecida aos alunos.

Nascia a FAAT...

Já no primeiro ano de atuação da nova equipe de mantenedores, e da então criada FAAT - Faculdades Atibaia, foi solicitada e concedida autorização para o funcionamento de um novo curso: Pedagogia.

Em 2001, o curso de Administração alcançou o primeiro conceito “A” no Provão do MEC, evidenciando que os esforços e investimentos que vinham sendo realizados estavam surtindo efeito. Seria o primeiro resultado bem-sucedido em avaliações oficiais do MEC de vários que estavam por vir.

Os bons resultados nas avaliações do MEC atraíram alunos e impulsionaram o crescimento da Instituição. Nos anos seguintes foram autorizados a funcionar os cursos de Direito, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Letras e Normal Superior.

Em razão do crescimento, a Mantenedora investiu na construção de um novo campus - moderno, estruturado e acessível – num terreno de 55 mil m², que passou a abrigar os cursos da FAAT. A inauguração ocorreu em 2006 e, desde então, o número de cursos e alunos só aumentou.

Transformação em Centro Universitário UNIFAAT

O crescimento da FAAT, acompanhado de um desempenho muito elevado nas avaliações oficiais do MEC, figurando como a melhor instituição de ensino superior da região, levou ao início do processo para a transformação da FAAT em Centro Universitário UNIFAAT.

Este processo de transformação da organização acadêmica iniciou-se em 2015, ano em que a instituição protocolou o pedido de credenciamento como Centro Universitário.

Em agosto de 2017, a FAAT passou pela fase mais importante e decisiva do processo, quando recebeu a visita de uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), que avaliaram se a Instituição atendia aos requisitos exigidos pela legislação para a transformação.

No relatório elaborado pela comissão, os avaliadores conceituaram a Instituição com nota 4 (escala de 1 a 5), atestando a qualidade para a transformação em Centro Universitário.

Enfim, a grande notícia: em 23 de março de 2018 foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que oficializou a transformação da FAAT no Centro Universitário UNIFAAT. A notícia foi recebida com alegria por toda a comunidade acadêmica e população da Região Bragantina.

Missão

Promoção de educação superior de qualidade na sua região de influência, mantendo-se como instituição saudável e dinâmica, voltada ao desenvolvimento da empregabilidade e à ampliação da consciência crítica e ambiental do cidadão.

Objetivos Institucionais

Tendo por base sua missão, a UNIFAAT estabelece como objetivos institucionais os seguintes:

• Gerar condições de acesso à formação profissional de nível superior em sua região de abrangência;
• Formar profissionais de nível superior para o mercado de trabalho;
• Promover oportunidades de educação continuada como forma de atualização permanente e manutenção do nível de desempenho profissional;
• Propiciar o conhecimento metodológico necessário à gestão do autodesenvolvimento sustentado;
• Aprimorar o senso ético aplicado ao exercício das atividades profissionais;
• Desenvolver o senso crítico dirigido à observação e ao atendimento de novas demandas técnicas, profissionais e sociais;
• Estimular a preservação e construção de valores culturais adequados com a melhoria do ambiente social e o crescimento individual;
• Edificar o senso de cidadania e responsabilidade social como formas de postura individual e profissional;
• Apoiar o desenvolvimento sócio-econômico da região através da oferta de cursos e programas que supram a demanda de capital humano;
• Contribuir para o aumento da empregabilidade de seus egressos;
• Providenciar um espaço de reflexão acadêmica e produção científica a serviço da comunidade e da sociedade em geral.

Qualidade de Ensino

As aprovações do MEC são a maior demonstração de que a UNIFAAT caminha na direção certa. Desde 2001, a Instituição vem colecionando altas notas nas avaliações do MEC.

Ano após ano cursos da Instituição têm obtido conceitos máximos no ENADE. No Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que mede a qualidade do Ensino Superior no Brasil, a UNIFAAT alcançou conceito 4 (escala de 1 a 5) em todas as edições realizadas.

Esta conquista coloca a Instituição no seleto grupo das 67 únicas faculdades e universidades do país que receberam conceito bom ou ótimo em todas as avaliação do IGC-MEC, considerando mais de 2 mil instituições universitárias.

Como é possível constatar, a UNIFAAT tem trabalhado para manter os altos índices de qualidade, por meio de projetos estruturados, preços acessíveis e satisfação dos públicos envolvidos com a Instituição, contribuindo, assim para o processo de construção de uma sociedade mais justa, ética, consciente e solidária.

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Fórmula de sucesso

A gestão da UNIFAAT conta com um corpo dirigente profissional composto por professores da Instituição, que acompanharam o desenvolvimento da Instituição e fazem questão de manter um relacionamento muito próximo e diferenciado com alunos e corpo docente.

Esta gestão segue aliada a um processo de autoavaliação, que permite a percepção de mudanças necessárias para aperfeiçoar o modelo adotado e a constante evolução dos trabalhos.

A qualidade e a eficiência das atividades têm como base: corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Corpo docente

A UNIFAAT entende que é imprescindível contar com um grupo bem preparado para agir como mediadores eficientes no processo de ensino-aprendizagem.

Por esta razão, os professores são titulados e bem preparados, com vasta experiência acadêmica e profissional. Cumprindo, assim, os patamares legais estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Infraestrutura

A UNIFAAT disponibiliza uma infraestrutura completa, a fim de garantir condições ideais para o trabalho do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, e para o aprendizado dos acadêmicos.

A Instituição coloca à disposição dos alunos ambientes próprios para o desenvolvimento de atividades práticas:
• Salas de aulas modernas e informatizadas (iluminação, temperatura ambiente, circulação de ar, mobiliário, recursos audiovisuais e outros necessários);
• Modernos laboratórios de informática de última geração;
• Netbooks com acesso à internet;
• Biblioteca com mais de 50 mil exemplares, com espaços para pesquisa e convivência social;
• Centro de Estudos e Pesquisas (CEPE);
• Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ);
• Laboratórios de Física, Química, Microscopia e Anatomia;
• Clínica de Psicologia;
• Laboratórios de processos de fabricação, hidráulica, materiais de construção, maqueteria e mecânica dos solos;
• Oficina Pedagógica;
• Ateliês de Artes e Design e salas de desenho;
• Agências experimentais de Publicidade e Jornalismo;
• Estúdios de rádio e televisão;
• Auditório.

Organização Didático-Pedagógica

Em relação aos projetos pedagógicos, a UNIFAAT visa a contemplar, da forma mais eficiente, a preparação do aluno para ingressar no mercado de trabalho e, tão logo isso ocorra, ascender na carreira.

Os cursos são submetidos à avaliação de profissionais de atuação destacada, que fornecem importantes subsídios aos professores que compõem os núcleos docentes estruturantes, responsáveis por acompanhar o desenvolvimento dos cursos. Essa iniciativa de envolver a sociedade nos processos avaliativos aproveita a experiência de pessoas que já estão no mercado de trabalho, para aprimorar o conteúdo programático das disciplinas dos cursos.

Os projetos pedagógicos contemplam, ainda, aspectos relacionados à pesquisa, que é desenvolvida nos trabalhos de conclusão, previstos nas matrizes curriculares dos cursos. A pesquisa também é desenvolvida por meio do Centro de Estudos e Pesquisas (CEPE), que é organizado em núcleos temáticos e é responsável por coordenar as iniciativas de pesquisa e iniciação científica da Instituição, como, por exemplo, o CONFAAT, congresso bienal de pesquisa e iniciação científica organizado pela Instituição.

Além do mais, na UNIFAAT os alunos são incentivados a buscar a integração com a comunidade por meio de atividades e cursos de extensão, que contemplam áreas como gestão, meio ambiente, saúde, acessibilidade, arte, história, lazer e esporte, contribuindo com o processo de desenvolvimento e melhoria da qualidade da vida da população da região.

Promover educação superior de qualidade na sua região de influência, mantendo-se como Instituição saudável e dinâmica, voltada ao desenvolvimento da empregabilidade e à ampliação da consciência crítica e ambiental do cidadão.

Corpo Administrativo

Conheça nossos Diretores, Coordenadores e Supervisores

Saulo Brasil Ruas Vernalha

Diretor Geral de Administração, Diretor de Normatização e Avaliação

Gilvan Elias Pereira

Diretor Acadêmico, Coordenador Geral do Centro de Estudos e Pesquisas

Maria Gorette Lourenço Nobre

Diretora de Relacionamento

Angel Henrique Rodrigues de Souza

Diretor de Manutenção e Projetos Prediais, Coordenador do Curso de Administração

João Ricardo Alves de Oliveira

Diretor de Marketing

Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga

Coordenadora Geral da Pós-Graduação e Extensão

Robson Donizete Pavesi Alves de Medeiros

Coordenador Financeiro

Paulo Ricardo Rosa

Coordenador de Normatização e Avaliação

Estevão Brasil Vernalha

Coordenador Administrativo do Centro de Estudos e Pesquisas

Dilson Hideki Sato

Supervisor de Processamentos de Dados Acadêmicos

Manuele Fontes Nogueira

Supervisora Acadêmica

Vanessa Harumi Suzuki

Supervisora de Cobrança

Aline de Freitas

Supervisora da Biblioteca (Bibliotecária)

Fernanda Aparecida Rosa Jorge

Recursos Humanos

Marta Alvim

Assessora de Imprensa

Marcus Vinicius de Souza Olimpio

Pesquisador Institucional e Supervisor de Normatização e Avaliação

Central de Relacionamento

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