UNIFAAT recebe alunos da Escola Municipal Educador Paulo Freire

UNIFAAT recebe alunos da Escola Municipal Educador Paulo Freire

No dia 19 de junho a UNIFAAT recebeu os alunos do 1º ano C da Escola Municipal Educador Paulo Freire, localizada no bairro da Usina em Atibaia. As crianças estavam acompanhadas das professoras Roberta Aparecida Castilho Belo e Jéssica Fernandes C. Bechara.

UNIFAAT recebe alunos da Escola Municipal Educador Paulo Freire

Em sala de aula os alunos, sob a orientação da Profa. Roberta Apa Castilho Belo e colaboração da Profa. Micheli Kowalczuk Machado da UNIFAAT, participaram do projeto “Maluquinho por Natureza” que alia literatura, leitura e educação ambiental. Um dos enfoques desta proposta é promover a sensibilização e reflexão dos alunos sobre a questão dos resíduos sólidos tratando de temas como poluição, redução, separação, reutilização e destinação adequada.

Para proporcionar uma vivência prática relacionada aos objetivos do projeto, as crianças visitaram a UNIFAAT com o objetivo de conhecerem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Instituição, em operação deste 2004 sob a coordenação do Prof. Estevão Brasil Ruas Vernalha.

Com atividades adaptadas a faixa etária dos envolvidos, a Profa. Micheli e o estudante de Gestão Ambiental Arthur Henrique Allocca apresentaram para as crianças cada uma das três etapas do PGRS: Triagem (1); Acondicionamento e Armazenamento (2) e Transporte e Destinação (3).

UNIFAAT recebe alunos da Escola Municipal Educador Paulo Freire

Para finalizar, a última atividade procurou demonstrar para os alunos quais são os benefícios da destinação correta dos resíduos sólidos e qual nosso papel na conservação do meio ambiente e da promoção da qualidade de vida.

Ações como estas podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem proposto no projeto “Maluquinho por Natureza” e para o fortalecimento do papel da UNIFAAT e do PGRS na aproximação com a comunidade e na promoção e divulgação do conhecimento na área ambiental, ressalta a professora Micheli.

(Foto da capa: Roberta Aparecida Castilho Belo)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp