UNIFAAT participa da 6ª Semana André Carneiro

UNIFAAT participa da 6ª Semana André Carneiro

O jornal Tentativa completa 70 anos. Em comemoração à data a UNIFAAT recebeu em 7 de maio ilustres convidados para falar da histórica publicação e de seus editores André Carneiro, César Mêmolo Junior e Dulce Carneiro. O encontro integrou 6ª Semana André Carneiro de Atibaia.

O evento contou com a participação dos alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais.

UNIFAAT participa da 6ª Semana André Carneiro

Integraram a mesa de debates o ex-prefeito e advogado Gilberto Sant’anna, que contextualizou o momento histórico no qual André Carneiro viveu, o médico escritor Carlos Pessoa Rosa discorreu sobre a linguagem e processo criativo do autor, e a professora pesquisadora Juliana Gobbe falou sobre Dulce Carneiro e importância da valorização das mulheres na literatura.

Já a jornalista Araceles Stamatiu relatou aos alunos e professores o processo de organização da edição fac-símile do jornal Tentativa, lançado em 2006. Marcio Zago, curador da Semana André Carneiro, apresentou ideias que resultaram nas semanas de anos anteriores e propôs para os alunos do curso de Jornalismo da UNIFAAT a participação na Semana e divulgação para a população a respeito dos próximos anos do evento.

UNIFAAT participa da 6ª Semana André Carneiro

 Roberta Barsotti, secretária de Cultura de Atibaia, esteve presente e relatou sua extrema felicidade em realizar o evento.

Gilvan Elias Pereira, diretor acadêmico da UNIFAAT, prestigiou o encontro e também contou alguns fatos inéditos sobre André Carneiro.

Alguns alunos e professores presentes no debate comentaram como eles observaram a palestra e quais foram os pontos que eles acharam mais importantes.

 UNIFAAT participa da 6ª Semana André Carneiro

DEPOIMENTOS

Juliana Leite Rodrigues, aluna do 2º ano do curso de Jornalismo

“Achei muito interessante poder conhecer um pouquinho mais da história do André Carneiro, que foi uma pessoa muito importante e que contribuiu tanto para o cenário artístico de Atibaia. Os palestrantes nos passaram informações interessantes sobre a cidade que eu acho que muita gente não conhecia. Todo esse envolvimento do André com a cidade, a história dele também é muito importante para nossa parte acadêmica, principalmente na área do Jornalismo. ”

 

Heloise Paiva, aluna do 2° ano do curso de Publicidade e Propaganda

“Eu gostei muito da palestra, principalmente porque os palestrantes comentaram sobre a vida do André Carneiro, contaram mais sobre como ele era uma pessoa gentil e apesar da “fama” não interferiu em nada no julgamento. ”

 

Andrea Spacek, professora dos cursos de Comunicação da UNIFAAT

“Achei muito importante esse evento acontecer aqui na faculdade porque os alunos do curso de Comunicação precisam ter um bom repertório, conhecimento cultural, conhecer literatura e conhecer arte. Trazendo uma discussão para dentro da faculdade acho que desperta o interesse e abre um pouco a mente dos alunos, principalmente dos mais jovens para questões, não só dadas em aula, mas para compreenderem que as vezes é necessário ampliar os horizontes e ter um conhecimento cultural vasto.”

 

 UNIFAAT participa da 6ª Semana André Carneiro

 

Fernando Henrique Machado, aluno do 3º ano de Artes Visuais

“Eu achei a palestra muito legal, eu já conhecia a obra do André Carneiro. Eu tenho aula com a Marta Alvim e ela admira muito ele, então a gente estudou bastante a sua obra, mas eu não conhecia muito da vida pessoal dele e foi incrível. Conheci sobre a irmã dele e eu fiquei apaixonado pela história dela, inclusive eu decidi hoje que vou citá-la no meu TCC que é sobre essa coisa feminina. Como teve essa coisa de ver a vida pessoal dele, para mim foi incrível e só me enriqueceu mais o que eu já sabia dele como artista, eu vi o lado mais humano dele.”

 

Juliana Gobbe, professora e pesquisadora

“A Semana André Carneiro é uma semana extremamente importante para a cidade de Atibaia, porque de certa forma reaviva nossas lembranças em relação ao poeta, a um artista grandioso chamado André Carneiro. Muitos já o conhecem mas as novas gerações ainda não e precisam conhecê-lo, conhecer esse trabalho na poesia, na fotografia, na ficção, enfim tudo que o André fez foi de suma importância para a arte, não só no Brasil mas no mundo.”

 

Sobre André Carneiro

André Carneiro nasceu em 1922, em Atibaia. Foi diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura de Atibaia e em 1946 criou, junto a importantes nomes como César Mêmolo Júnior a primeira biblioteca pública da cidade, que originou a Biblioteca Municipal. Em 1949, criou o jornal literário Tentativa com Cesar Mêmolo Jr. e Dulce Carneiro, poetisa e irmã. O jornal alcançou grande repercussão nacional e internacional, considerado na época o melhor jornal literário do Brasil. Falecido em 2014, é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros de ficção cientifica de todos os tempos, também foi poeta, fotógrafo, cineasta e artista plástico.

 Fotos: Samuel Sirianni

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp