Semana de Jornalismo da UNIFAAT traz grandes nomes da cultura e do jornalismo

Semana de Jornalismo da UNIFAAT traz grandes nomes da cultura e do jornalismo

O curso de Jornalismo da UNIFAAT promove, de 20 a 22 de agosto, no Campus Dom Pedro, a Semana Acadêmica de Jornalismo. Como das vezes anteriores, evento traz profissionais da área para falar sobre a profissão, o contemporâneo e promover a troca de experiências com alunos e professores.

A abertura do evento contará com a apresentação do cantor e compositor Lula Barbosa e historiador e compositor Luciano Thel, que trarão aos acadêmicos o projeto, "Mestiçaria". É um CD com canções alusivas ao povo brasileiro, trazendo nossas misturas e ecletismos, sejam culturais através de diversificados ritmos e arranjos, passando por letras que narram nossa miscigenação oriunda de três matrizes étnicas, nosso sincretismo religioso, bem como a citação de homens e movimentos populares.

(Foto: Divulgação)

Semana de Jornalismo da UNIFAAT traz grandes nomes da cultura e do jornalismo

Lula Barbosa e Luciano Thel no programa Todo Seu com Ronie Von

Mestiçaria é o 14º disco de Lula Barbosa, entre compactos, álbuns e CDs de estúdio e ao vivo. Um projeto do compositor e cantor paulistano com o letrista Luciano Thel, coautor das músicas e produtor executivo da obra. Além da base instrumental da gravação, cujas canções celebram a brasilidade e repercutem o mito formador da amálgama chamada Brasil – sem perder de vista a perspectiva universalista das muitas matizes étnicas e culturais de nossas gentes.

O reconhecimento e a projeção nacional de Lula Barbosa vieram em 1985, com a segunda colocação no badalado Festival dos Festivais da Rede Globo para sua canção “Mira Ira”, defendida por ele, Miriam Miràh, Tarancón e Placa Luminosa. Desde então tornou-se compositor requisitado, tendo sido gravado por diversos nomes consagrados, como Roberto Carlos, Fabio Jr., Jair Rodrigues, Jessé e Sergio Reis – totalizando cerca de 500 músicas registradas em LPs e CDs.

Luciano Thel é compositor (letrista), historiador e autor de vários projetos culturais, dentre os quais destacam-se: Olhar Diferente (CD com composições suas e de Zé Alexandre em homenagem a personagens da história do Brasil e do mundo, tais como Gandhi, Frei Caneca e outros, participação de Oswaldo Montenegro); Africatina (CD com vários parceiros cujos ritmos aludem à África e América latina); Grandes nomes do Brasil (CD que narra poeticamente a trajetória de personagens marcantes da História do país, de Zumbi a Paulo Freire, com narração de Irineu de Toledo e participações de Orlando Villas-Boas, Gereba, Zé Alexandre e outros); e A história dos festivais de MPB, de 1965 a 1972 (DVD com interpretação de Zé Alexandre, além de narrativas referentes aos bastidores e curiosidades dos festivais do período). É também coautor do CD Arruar, em parceria com Paulo Delfino e Zé Alexandre, que interpreta o repertório com participações de Oswaldo Montenegro e Zélia Duncan.

Na terça é a vez de Moisés Rabinovici. Com 40 anos de experiência, 16 dos quais vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici é o apresentador do programa Um Olhar sobre o Mundo, transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil. Antes de comandar esta atração do canal público, Rabinovici trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio. Para entrevistar seus convidados e tratar de inúmeros temas que são notícia, usa o conhecimento reunido em grandes coberturas internacionais, inclusive como repórter de guerra e analista de política. Rabinovici, que em suas andanças pelo mundo já entrevistou grandes líderes e personalidades de vários países, recebe semanalmente, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento.

(Foto: Divulgação)

Semana de Jornalismo da UNIFAAT traz grandes nomes da cultura e do jornalismo

Jesse Nascimento com Osmar Santos, o Pai da Matéria

Jesse Nascimento, jornalista, estará na UNIFAAT na quarta-feira. Amante do rádio, ainda quando criança, lá no interior, sonhou em trabalhar na maior emissora de rádio do Brasil. Não foram poucas vezes que o som com as transmissões dos jogos na narração de Osmar Santos ecoava em seu quarto e transpassava o imaginário. E com Osmar vieram Luís Roberto, o melhor e mais técnico depois dele, Osvaldo Maciel, Vanderlei Ribeiro e tantos outros. No começo de 1995, Jesse ficava vidrado no Poder da Mensagem, com Hélio Ribeiro. Estava traçado o objetivo: trabalhar na Rádio Globo. O sonho foi realizado e nestes 17 anos e poucos de Rádio foram tantos para os quais passeou a bola e tabelou. Foram grandes coberturas e transmissões. Na Rádio Globo aprendeu, perdeu, ganhou, sorriu, chorou, comemorou. Na quarta-feira, estará na UNIFAAT trocando ideias e falando dessa experiência e sobre novas tecnologias no jornalismo.

(Foto: Leonardo Veras)

Semana de Jornalismo da UNIFAAT traz grandes nomes da cultura e do jornalismo

Moises Rabinovici

Na mesma noite, Fabíola de Oliveira Camargo Mello vai trazer aos alunos um pouco do que trabalha na área de jornalismo e tecnologia: Jornalismo de Dados. Ela atua nas áreas de Comunicação e Marketing para planejamento, captação de parcerias, coordenação de planos para web e marketing digital, incluindo SEO – Search Engine Optimization. Fabíola é jornalista com pós-graduação em Teoria da Comunicação - Fundação Cásper Libero e MBA executivo BBS – Brazilian Business School.

(Foto: Divulgação)

Semana de Jornalismo da UNIFAAT traz grandes nomes da cultura e do jornalismo

Fabíola de Oliveira Camargo Mello

Mais informações: [email protected]

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp