Semana das Engenharias reúne palestras e tradicionais competições

Semana das Engenharias reúne palestras e tradicionais competições

Nos dias 16 e 17 de outubro acontece a 8ª Semana das Engenharias da UNIFAAT. O evento, aberto ao público em geral, integra a 23ª Jornadas de Palestras e Estudos Universitários e contará com renomados palestrantes, atividades específicas dos cursos e as tradicionais competições: Ponte de Macarrão e Sumô de Robôs.

 

Programação:

16 de outubro

Palestra - “Eficiência energética na produção de energia térmica em edificações”, às 19h30, no Clube Recreativo Atibaiano

Para alunos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica

O palestrante Ailton Pereira da Silva é engenheiro civil e supervisor-chefe de pós-vendas e Engenharia de Aplicação.

 

17 de outubro

Palestra - “Como nasce uma linha de metrô”, às 19h20, no auditório do Campus Manoel Ferraz

Para alunos de Engenharia Civil

O palestrante José Arapotí Prochno é engenheiro civil e gestor do empreendimento da Linha 17 – Ouro, na Companhia do Metropolitano de São Paulo.

 

17 de outubro

Palestra - “Eficiência Energética”, às 19h20, na sala D-6

Para alunos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção

O palestrante Valmiron de Sousa Oliveira é Engenheiro de Controle e Automação e Diretor da ELETROKRAFT.

 

Semana das Engenharias reúne palestras e tradicionais competições

 

As tradicionais competições Ponte de Macarrão e Sumô de Robôs acontecerão nos dois dias, após as palestras.

A competição Ponte de Macarrão já está em sua 8ª edição. Alunos interessados em se inscrever devem enviar um e-mail, com nome e RA, ao Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. Renato Medina ([email protected]), para ter acesso à mais informações.

A atividade integra os três cursos de Engenharia da UNIFAAT. Desde sua primeira edição, em 2012, o evento tornou-se muito aguardado pelos alunos, pois, além da aplicação prática de teorias, cálculos e técnicas para a execução dos projetos, os participantes ainda têm o desafio do quesito criatividade e estética.

A definição das pontes vencedoras acontece pela relação (R) entre a carga suportada e massa (peso) da ponte, de modo que quanto mais leve for a ponte e quanto mais peso ela aguentar, melhor é o resultado.

 

Semana das Engenharias reúne palestras e tradicionais competições

Arte gráfico Ponte de Macarrão: Milca Oliveira.

 

O Sumô de Robôs está em sua 4ª edição e este ano envolverá estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A competição será realizada no Clube Recreativo Atibaiano e no Campus Manoel Ferraz. Alunos interessados em se inscrever devem enviar um e-mail, com nome e RA, ao Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Prof. Alcino Biazon ([email protected]).

Trata-se de uma atividade cuja proposta é incentivar o trabalho em grupo, competitivo e colaborativo e a aprendizagem prática de conceitos de forma lúdica e motivadora.

Os alunos, divididos em grupos de até três integrantes, são estimulados a criar e desenvolver o projeto elétrico e mecânico do robô, movido por controle remoto, com base nos requisitos e metodologias propostas.

A Banca Avaliadora deste ano será formada pelo Prof. Alcino Biazon, Coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Matheus Cascardo, Coordenador do curso de Engenharia de Produção e Prof. Michel Rodrigo Cortonês, Coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O Sumô de Robôs contou com o apoio das empresas Toda Luz, TMAX, VCosta e Exata Contabilidade.

 

Semana das Engenharias reúne palestras e tradicionais competições

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp