Revista Momentum destaca a pesquisa acadêmica em diversas áreas do conhecimento

Revista Momentum destaca a pesquisa acadêmica em diversas áreas do conhecimento

A Revista Momentum, em sua décima quinta edição, acaba de ser lançada em formato digital, tornando-a deste modo, mais acessível a todos. Trata-se de publicação técnico-científica que reúne artigos de diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, dentre elas, Educação, Comunicação, Direito, Arte e Linguística.

A edição traz dois artigos de abertura sobre o universo jurídico. O doutor Márcio Manoel Maidame discorre sobre o "Processo e Cidadania: a Construção de um Modelo de Tutela Jurisdicional Racional e Garantidora dos Direitos Fundamentais". O artigo sobre "Inseminação Artificial Heteróloga, a Falta de Concordância do Cônjuge e o Registro do Infante Apenas em Nome da Mãe", do doutor Cristiano Pereira Moraes Garcia, é fruto de pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica da UNIFAAT realizada com a participação das alunas Juliana Miwa Tida Conno, Maura Regina Teles Pinheiro Gonçalves, Rafaela Martorelli, Albarelli Vieira e Yasmin Pinheiro Alvarez.

No campo da Educação, também fazendo parte do Programa de Iniciação Científica, o artigo "A Atuação de uma Professora Iniciante na Visão de Estudantes do Curso de Pedagogia: o Papel do Projeto Bolsa Alfabetização na Formação Inicial", é o tema abordado pelo doutora e coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFAAAT Marli Lucas de Oliveira com coautoria das alunas Maysa do Carmo Santos, Natasha Medeiros de Oliveira e Djuli Kriczvi Cuchinierk. A doutora Marli também participa do artigo "A Docência nos Cursos de Engenharia Mecânica: os saberes Docentes na Perspectiva de Tardif, Gauthier e Shulman", escrito em conjunto com Edilson Aparecido Campos Flores, tecnólogo e pós graduado na área de formação de professores.

Ainda na Educação, a revista apresenta o artigo "A Temática Gênero Presente nas Comunicações de Eventos Científicos: Contribuição para a Formação de Docente Transformadora", da mestre Glória Aparecida Pereira de Oliveira, junto das alunas Gislaine Medeiros Mendes, Nicolly lara Marinelli, Aline Coqueiro Rodrigues, Aline Venâncio de Oliveira Stano e Pâmela Suelen Gama da Cruz.

O estudo à distância (EaD), tema que tem afetado os processos educacionais nos últimos anos, é abordado pela mestre Fabiana Cabrera Silva Santos, no artigo "O Computador Além da Caixa Preta: os Conhecimentos Técnicos do Professores, na Modalidade EaD, acerca das Ferramentas de Comunicação e Interação".

Outra importante contribuição é o artigo na área de Arte intitulado "A Trajetória do Programa Vocacional: Uma Iniciativa de Arte-Educação na Cidade de São Paulo", com autoria do doutor Giuliano Tosin e Durval Mantovaninni, este graduado em Artes Visuais pela UNIFAAT.

Para encerrar a edição, a doutora Sônia Mara Ruiz Brown traz uma análise literária sobre a obra "Dor e Música em 'Clepsidra" de autoria de Camilo Pessanha.

A ilustração da capa, intitulada "Incógnita", é de autoria da artista plástica Samantha Brambilla, que utilizou a técnica de pintura mista para compor a obra.

 

Sobre a Revista Momentum

A Momentum foi criada em 2003 com o intuito de difundir trabalhos acadêmicos, pesquisas, artigos e opiniões que contribuam para o incentivo à reflexão e ao aprendizado educacional de temas diversos das ciências humanas. A publicação da revista demonstra que a Instituição valoriza a produção do saber e que este pode estender-se a todas as pessoas, por meio de questões de relevância social.

A publicação tem obtido uma ótima repercussão, incluindo outras instituições de ensino superior e até mesmo internacionalmente, prova do dedicado trabalho do corpo docente, do conselho editorial e do editor responsável, professor doutor Orivaldo Leme Biagi.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp