Programa Residência Pedagógica inicia pagamento de bolsas

O Programa Residência Pedagógica iniciou pagamento a mais de 35.700 bolsistas selecionados por meio do Edital nº 6/2018. Desse total, 30 mil são discentes de licenciatura que receberam bolsas de residente e iniciaram suas atividades em agosto de 2018. Os demais, são preceptores, docentes orientadores e coordenadores institucionais que atuam na execução do Programa.

Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, explica que esse programa é vinculado à formação, inicialmente, das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Esse primeiro pagamento é um marco histórico para a formação de professores no Brasil. Ele está presente em todos os estados da federação e já conta com três mil escolas participantes, em parceria com sistemas municipais e estaduais de ensino”.

Quase 200 instituições de ensino superior (IES) já firmaram acordo de cooperação técnica com a CAPES, com a finalidade de implementar as bolsas concedidas no âmbito dos projetos institucionais, cuja vigência vai até janeiro de 2020.


Sobre o Residência Pedagógica 
O Programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Com o objetivo de aperfeiçoar formação prática nos cursos de licenciatura, promove a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

(Fonte: Brasília – Redação CCS/CAPES)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp