Professoras e alunas do curso de Pedagogia participam do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE

Professoras e alunas do curso de Pedagogia participam do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE

Na semana de 28 a 31 de agosto, a professora doutora Marli Lucas, coordenadora do curso de Pedagogia da FAAT, e a professora mestre Gloria Pereira, em conjunto com suas orientandas de Iniciação Científica (CEPE/FAAT) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/FAAT), apresentaram trabalhos no Congresso Nacional de Educação EDUCERE O evento é realizado a cada dois anos, em Curitiba, tendo como objetivo promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais.

A professora Marli Lucas orientou o trabalho de Iniciação Científica "A atuação de uma professora iniciante na visão de estudantes de curso de pedagogia: o papel do projeto bolsa alfabetização na formação inicial", das alunas Maysa do Carmo Santos, Natasha Medeiros de Oliveira e D'juli Kriczvi Cuchinierk.

Além disso, a professora Marli apresentou dois trabalhos em parceria entre a FAAT Faculdades e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sobre os temas "A inserção à docência na formação inicial do professor: O caso de uma professora egressa do projeto bolsa alfabetização" e "De aluna pesquisadora a professora: O início à docência de uma professora alfabetizadora". Sendo esses trabalhos de desdobramento de uma pesquisa em andamento coordenada pela professora doutora Marli André na PUC-SP, que faz parte do Projeto Universal, financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

A professora Gloria Pereira orientou três trabalhos do PIBID que foram apresentados no Congresso, sendo eles:

"O Sarau como instrumento de ensino/aprendizagem: relato de experiência na formação inicial de professores", pelas orientandas Emily Moura Couto e D'juli Kriczvi Cuchinierk.

"A aula passeio e a construção dos saberes escolares em história e artes: relato de experiência", trabalho realizado pela orientanda D'juli Kriczvi Cuchinierk.

"Lendo mitos, aprendendo história: a participação Pibid/Pedagogia na formação de leitores na escola" pela orientanda Letícia RochaGranda. A professora também orientou o trabalho de Iniciação Científica das alunas, Aline Venâncio de Oliveira Stano e Nicolly Lara Marinelli, sobre o tema "A temática gênero presente nas comunicações de eventos científicos: contribuição para formação docente transformadora".

"Eu e professora Gloria ficamos honradas em participar desse evento tão importante e de ver a felicidade dessas alunas por conta dessa participação. Entendemos que esse é um momento importante na formação inicial de professores", destaca Marli Lucas.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp