Professor da UNIFAAT terá artigo publicado na revista The Lancet

Professor da UNIFAAT terá artigo publicado na revista The Lancet

O professor doutor Paulo Malvasi, docente do Centro Universitário UNIFAAT, terá seu artigo científico publicado na revista científica The Lancet (Reino Unido), uma das mais antigas e prestigiadas revistas médicas do mundo.

O artigo Integração da saúde mental juvenil em programas de transferência de renda em resposta à crise do Covid-19 em países de baixa e média renda, analisa  políticas de saúde mental e transferência de renda pelo mundo e também discute, com dados epidemiológicos, quais os possíveis impactos para jovens que vivem na pobreza.

O artigo é fruto do projeto Chances-6. Trata-se de uma pesquisa realizada em seis países do mundo, sendo eles, México, Colômbia, Brasil, África do Sul, Malawi e Libéria e que tem como objetivo conhecer as correlações entre pobreza e saúde mental, particularmente do ponto de vista dos efeitos das políticas de transferência de renda e  saúde mental dos jovens, cujas as famílias recebem algum tipo de benefício. Paulo Malvasi coordena a pesquisa qualitativa no Brasil e é consultor da pesquisa qualitativa para os demais cinco países.

Professor da UNIFAAT terá artigo publicado na revista The Lancet

Pesquisadores Chances-6

De acordo com o professor, no Brasil este benefício é o programa Bolsa Família, O Bolsa Família é considerado referência no mundo em termos de política de transferência de renda. É preciso conhecer o impacto que este benefício teve na vida destas famílias, principalmente, se de algum modo contribuiu para que esses jovens, hoje, tenham mais perspectivas de vida, mais expectativas.

A pesquisa no Brasil está sendo realizada na cidade de São Paulo, em duas regiões (Sapopemba e Vila Maria), uma com o IDH baixo e outra com IDH médio, mas com grande desigualdade social.

Paulo foi convidado para participar do Chances-6 em 2018, pela sua larga experiência de pesquisa de campo com juventude.  O projeto envolve diversas áreas do conhecimento como Saúde, Área Social e Educação, em conjunto com psicólogos, epidemiólogos, antropólogos, sociólogos e economistas.

Paulo Malvasi é docente na UNIFAAT desde 2004 e participou da primeira experiência na área de pesquisa da instituição, focado no estudo das mobilizações dos movimentos das sociedades para a organização no sentido de gerar benefícios coletivos.

Paulo Artur Malvasi é mestre em Antropologia Social (USP) e doutor em Saúde Pública (USP). Professor e pesquisador do Centro Universitário UNIFAAT e do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Crédito foto de capa: Marcela Alvim

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp