Livro sobre Contracultura conta com participação especial de professor da UNIFAAT

Livro sobre Contracultura conta com participação especial de professor da UNIFAAT

Acaba de ser lançado o livro “Contracultura no Brasil, anos 70: circulação, espaços e sociabilidades”, pela Editora CRV, de Curitiba. A obra foi organizada por Leon Kaminski. Participam renomados autores, professores e pesquisadores de todo o Brasil. 

O Profº. Dr. Orivaldo Leme Biagi, coordenador do curso de Direito da UNIFAAT, foi convidado a participar e assina o artigo: “A construção de discursos conservadores pela publicidade brasileira em relação à contracultura”. Ressalta-se que o artigo está em destaque na primeira parte do livro.

Segundo o Dr. Orivaldo, o texto explica como alguns aspectos da publicidade brasileira trabalhou imagens da contracultura e juventude “transgressoras”  em um determinado momento cultural e político brasileiro bastante conservador, que foi a época da ditadura militar. “A tática foi inverter os discursos: transformar a transgressão em algo positivo, conservador e de fácil consumo”, conclui o professor.

 

Sobre o livro

 

Contracultura no Brasil, anos 70: circulação, espaços e sociabilidades reúne parte da produção acadêmica recente sobre as variadas manifestações da contracultura no Brasil. Partindo de distintas abordagens teórico-metodológicas, algumas dessas pesquisas tem deslocado seus olhares para compreender as diferentes experiências sociais e culturais que emergiram entre os jovens a partir do final da década de 1960, em pleno regime ditatorial. Trabalhos que procuram fugir do lugar comum e se aprofundam em temáticas pouco ou nada investigadas, assim como no levantamento de fontes inéditas e na diversidade regional. Os textos aqui coligidos buscam analisar experiências coletivas ligadas à contracultura durante os anos 1970, focando suas manifestações em distintos locais do país, seus espaços de sociabilidade e as formas de circulação de seu imaginário. (Fonte: editoracrv.com.br).

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp