Curso de Jornalismo da FAAT promove palestras e atividades sobre a cultura e história de Atibaia

Curso de Jornalismo da FAAT promove palestras e atividades sobre a cultura e história de Atibaia

Desde o mês de agosto, estudantes do curso de Jornalismo da FAAT estão engajados em diversas atividades resultantes do Projeto Integrado de Jornalismo (PIJ). O projeto, cujo principal objetivo é a criação de um laboratório de produção jornalística, tem criado grandes oportunidades para os futuros profissionais desenvolverem suas habilidades e competências.

(Foto: divulgação)
Profª Élsie Costa em palestra sobre "Congadas"


A partir de um tema proposto pelos professores do curso, os estudantes são estimulados a elaborar atividades específicas para diversos tipos de suportes midiáticos. Nesta edição, o tema escolhido para o PIJ foi "No espaço da História: Prosas sobre o Patrimônio".

Buscando, portanto, oferecer os subsídios necessários para a produção dos alunos, o PIJ, em parceria com o Coletivo Abraço Cultural, está realizando uma série de palestras e debates sobre a cultura e patrimônio histórico de Atibaia.

(Foto: divulgação)
Araceles Stamatiu, Juliana Gobbe e Gilberto SantAnna conversam com os alunos a respeito do patrimônio sociocultural do município


Até o momento já foram realizadas cinco palestras. Todas elas contaram com a presença de renomados palestrantes e estudiosos da área, dentre eles: Sônia Novaes, Marcelo Ximenez, Araceles Stamatiu, Gilberto SantAnna, Juliana Gobbe, Lilian Vogel e Élsie Costa. Mais três palestrantes estão confirmados para participar dos próximos debates, são eles: Durval Mantovanini, Isadora Títto e Isis Gonçalves.

Osni Dias, coordenador e professor do curso de Jornalismo da FAAT, relatou que o PIJ consegue revelar excelentes trabalhos, além de simular situações da profissão e cumprir o papel pedagógico de motivar os alunos e transformá-los em profissionais críticos e éticos.

"Estamos em processo contínuo de produção, realizando pesquisa e entrevistas com moradores, especialistas e contamos com o apoio dos nossos ilustres convidados, que gentilmente vieram à FAAT colaborar e compartilhar dos seus saberes e suas experiências junto ao tema abordado nesta edição do PIJ", destacou Osni.

Clique aqui para ficar por dentro dos conteúdos abordados nas primeiras palestras


Sobre o Projeto Integrado de Jornalismo

Criado em 2014, o PIJ promove momentos de discussão sobre determinado assunto, estimula o conhecimento, gera a reflexão e abre a mente dos acadêmicos para questões de relevância na sociedade. Desde sua criação, o PIJ já desenvolveu conteúdos sobre Feira Livre, Projeto Humanos de Atibaia e PCJ 20 (sobre as bacias hidrográficas da região), este último rendeu três premiações no concurso lançado pela Agência PCJ.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp