Curso de Direito realiza tradicional atividade sobre Correntes do Pensamento Jurídico

Curso de Direito realiza tradicional atividade sobre Correntes do Pensamento Jurídico

Alunos do 1º ano do curso de Direito da UNIFAAT (matutino e noturno), sob orientação do Prof. Me. Júlio Cesar Ribeiro iniciaram em 14 de maio, as apresentações sobre Correntes do Pensamento Jurídico. Trata-se de uma atividade tradicional da disciplina Introdução ao Estudo do Direito na qual os alunos têm a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas.

A proposta da atividade parte de casos verdadeiros, mas a identidade das partes é omitida, para preservação de privacidade, intimidade e sigilo. Os grupos apresentam suas defesas baseados nos argumentos de Correntes de Pensamento Jurídico como Jusnaturalismo e Positivismo, entre outras.

 Curso de Direito realiza tradicional atividade sobre Correntes do Pensamento Jurídico

Os grupos se empenham ao máximo para persuadir a plateia e o professor de que a linha de pensamento defendida é a mais justa em relação ao caso apresentado. Após as explanações dos grupos é aberto debate com direito a réplica e tréplica. A seguir, a plateia, composta por alunos de todos os anos do Curso de Direito participam com perguntas. No final da atividade o professor conta qual foi a decisão do caso aplicada no processo verdadeiro, proferida pelo Tribunal de Justiça, comentando o desempenho dos alunos.

Os alunos consideram a participação na atividade um divisor de águas, a partir do qual conseguem firmar convicção de qual carreira jurídica pretendem seguir, em termos de futuro.

 Curso de Direito realiza tradicional atividade sobre Correntes do Pensamento Jurídico

Segundo o Prof. Júlio César, a dinâmica de apresentação da atividade oportuna para o acadêmico a chance de pesquisar o conteúdo jurídico, para aplicação na solução de casos concretos, além, também, de propiciar ao estudante a chance de falar em público, como atuação prática a ser vivenciada na futura profissão.

A atividade é uma excelente oportunidade para que os alunos possam simular a atuação profissional, tal e qual praticada pelos operadores do Direito, depois de formados. "Os grupos de alunos, como sempre, superam as expectativas e apresentam conteúdos de pesquisa muito produtivos, em termos de estudo; razão pela qual a ideia é a de manter a aplicação da atividade, para as futuras turmas do curso de Direito", conclui o professor.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp