Corrida e Caminhada Outubro Rosa Atibaia 2021 marca final de semana

Corrida e Caminhada Outubro Rosa Atibaia 2021 marca final de semana

Nem a ameaça de chuva na manhã de domingo (10) desanimou as mais de 1200 pessoas que marcaram presença na 1ª edição da “Corrida e Caminhada Outubro Rosa Atibaia 2021”, a corrida/caminhada teve um percurso de 5 km, com saída e chegada no Ginásio de Esportes José Aparecido Ferreira Franco, no Atibaia Jardim. O evento foi dividido em duas categorias masculino e feminino.

A animação da população foi contagiante, pessoas de todas as faixas etárias participativas desde o momento de aquecimento para a corrida até a cerimônia de premiação.

Corrida e Caminhada Outubro Rosa Atibaia 2021 marca final de semana

A UNIFAAT participou ativamente do evento com a presença de coordenadores, professores e 70 alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Pedagogia e Jornalismo. Estandes com todo o equipamento dos laboratórios da instituição foram disponibilizados para atender os atletas e os visitantes. A instituição foi representada pelos diretores Júlio Cesar de Lima Ribeiro e Gilvan Elias Pereira.

Corrida e Caminhada Outubro Rosa Atibaia 2021 marca final de semana

O professor Gilvan destacou, “É uma grande satisfação a nossa parceria com a Prefeitura e poder apoiar um evento tão importante direcionado à prevenção do câncer de mama, mas, principalmente porque a Unifaat, que é formadora de profissionais tem obrigação de se engajar com a sociedade civil”.

O vice-prefeito de Atibaia, Professor Fabiano de Lima percorreu todo o percurso juntamente com os participantes e destacou a importância de conscientizar a população sobre o câncer de mama, seja na prevenção ou pós diagnósticos da doença e ressaltou também a importância da prática de atividades físicas. “É um dos maiores números de câncer que tem na mulher, sendo importante essa atividade física, além de prevenir e fazermos as campanhas ajudando ao combate a prevenção do câncer de mama, temos um aumento na qualidade de vida”.

Também declarou que devido ao momento de pandemia, mesmo que em sua reta final, a Prefeitura da Estância de Atibaia optou por realizar o evento como o principal meio de conscientizar as pessoas e que no próximo ano mais eventos serão virão.

Thais de Cássia, diretora do Departamento da Mulher da prefeitura, falou da emoção devido a uma situação pessoal recente na vida dela e de ver o apoio da cidade pela conscientização do câncer de mama e passou uma mensagem para as mulheres realizarem os testes preventivos, para que elas cada vez mais se cuidem. “É uma emoção grande ver que o evento acontecer, que a sociedade civil apoia a causa, ela não é minha é nossa”.

“Por todas as mulheres que estão em tratamento, já estiveram ou estarão temos que unir forças e expandir amor. Pois só com o amor que a gente ganha forças para enfrentar o tratamento”. E reforçou “O procedimento precoce salva vidas, temos que quebrar esse paradigma de câncer ser sinônimo de morte, não é assim que funciona, então o quanto antes o diagnóstico, mais garantida é a cura”.

Os participantes puderam doar itens de higiene pessoal que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade para serem encaminhados a uma instituição beneficente do município.

O evento contou com o apoio da Associação de Desenvolvimento Social, Esportivo e Educacional (ADESE), do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, Prefeitura da Estância de Atibaia, Secretária de Esportes, Centro Universitário UNIFAAT e Drogaria Paraná.

 Matéria: Eduardo Umbelino

Fotos: Marta Alvim e Lucas Henrique Almeida

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp