Cerimônia por videoconferência marca abertura do programa Residência Pedagógica

Cerimônia por videoconferência marca abertura do programa Residência Pedagógica

Em 23 de outubro, foi realizada a cerimônia de abertura do programa Residência Pedagógica (RP) para os alunos do curso de Pedagogia da UNIFAAT.

A solenidade contou com a participação dos professores Gilvan Elias Pereira, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFAAT, Glória Aparecida Pereira de Oliveira, Coordenadora do Programa Residência Pedagógica UNIFAAT, Márcia Aparecida Bernardes, Secretária Municipal de Educação do Município de Atibaia e Presidente da UNDIME do Estado de São Paulo, Marta Alvim, assessora de imprensa da UNIFAAT, Regina Aparecida Gomes Camargo, Diretora da EMEF Prof. Waldemar B. Bühler, Maria Eli Puga Beltrão, Coordenadora do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Eduardo de Lucas Pereira, Professor de Estágio do Curso de Pedagogia e Diretor de Escola da rede municipal de ensino e das Professoras preceptoras Camilla Gorgone, Jamile Salgado Rodrigues e Patrícia Aparecida Pinheiro.

O programa Residência Pedagógica, do Governo Federal, integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica.

Neste ano, em parceria com a Prefeitura de Atibaia, os alunos de Pedagogia da UNIFAAT irão atuar na escola EMEF Prof. Waldemar B. Bühler.

O professor Gilvan, destacou a importância da participação dos alunos no Residência Pedagógica. É um privilégio. Vocês fizeram uma ótima escolha porque além de ser um programa de aprendizagem, vocês poderão colocar no currículo de vocês. Isso não tem preço. Como um programa de estágio, o residente terá um (a) professor (a) preceptor (a) que possui a responsabilidade de guiar e contribuir na formação do futuro professor, completa.

A professora e Secretária de Educação Marcia Bernardes comentou com muito entusiasmo sobre a parceria e se lembrou de sua experiência como estagiária de rede municipal. Foi uma das minhas melhores experiências e muito do que aprendi como professora, eu aprendi no estágio remunerado. A professora completou ainda explicando sobre o programa de estágio em Atibaia: hoje Atibaia tem o maior programa de estágio remunerado da história. Nós temos mais de 140 estagiários e nós sabemos a importância desse trabalho. Nós não apenas cedemos o estágio e remuneramos, temos todo um trabalho de formação que acontece mensalmente com os estagiários, eles não aprendem apenas na prática, mas eles têm também formação com toda nossa equipe pedagógica da Secretaria de Educação.

A professora Regina Aparecida Gomes Camargo, Diretora da escola parceira EMEF Prof. Waldemar B. Bühler, agradeceu e comentou sobre o Residência Pedagógica. Nós estamos muito felizes em participar deste programa. O programa agrega não só para os estagiários, mas para nós também que estamos lá na escola. Fiquei muito feliz com o convite.

O projeto institucional do Residência Pedagógica /UNIFAAT estabeleceu como objetivo geral oferecer aos alunos dos cursos de licenciaturas oportunidades de estudos e práticas que ajudem na superação da tradicional distância entre a teoria e a prática na formação inicial do professor, consolidando, assim, ações compartilhadas entre o centro universitário, os licenciandos e escolas públicas. Esta meta está em consonância com a proposta do Estágio Supervisionado dos cursos de licenciaturas da UNIFAAT que tem como princípio a prática profissional como eixo norteador e articulador da formação docente.

A UNIFAAT é uma das pouquíssimas Instituições privadas que foram aprovadas para participar deste Programa de abrangência nacional.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp