Cerimônia marca lançamento dos programas Residência Pedagógica e PIBID na UNIFAAT

Cerimônia marca lançamento dos programas Residência Pedagógica e PIBID na UNIFAAT

Em 13 de novembro foi realizada no auditório do Campus Dom Pedro a cerimônia de lançamento dos programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Tratam-se de programas voltados para o aprimoramento da formação prática de estudantes dos cursos de licenciaturas promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com Instituições de Ensino Superior e Sistemas Municipais e Estaduais de Ensino.

O Prof. Dr. Gilvan Elias Pereira, Diretor Acadêmico da UNIFAAT e coordenador do subprojeto de Pedagogia do RP deu boas-vindas a todos os presentes e destacou a importância de a Instituição ter sido contemplada a participar desses dois grandes programas da CAPES.

Segundo o diretor é muito importante para o aluno ter a oportunidade de, ainda no período de formação, entrar em contato com a realidade da escola e conhecer de perto o ofício do professor, “Como instituição formadora de professores nossa parcela de responsabilidade com a melhora da qualidade da educação pública é antes de tudo formar professores bem preparados para o exercício da docência”.

Participam do programa 48 alunos bolsistas do RP e 24 alunos do PIBID, dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais e Letras.

Ressalta-se que o projeto de Pedagogia está sendo desenvolvido no Centro de Ressocialização de Atibaia, sendo o mesmo pioneiro em todo o Brasil.

Estavam presentes no evento: professora Maria Eli Puga Beltrão, Coordenadora Geral do PIBID/UNIFAAT; professora Glória Aparecida Pereira de Oliveira, Coordenadora Geral do Programa Residência Pedagógica/UNIFAAT; Professora Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes, Coordenadora do Subprojeto de Letras do Programa Residência Pedagógica/UNIFAAT; Professora Rita de Cássia Moura Ribeiro, Coordenador do Subprojeto de Artes do Programa Residência Pedagógica/UNIFAAT; professor Gilvan Elias Pereira, Coordenador do Subprojeto de Pedagogia do Programa Residência Pedagógica/UNIFAAT; Coordenadora adjunta do curso de Artes Visuais Marta Alvim, supervisora de ensino professora Renata Cristina Angelieri Badialli, representando o Dirigente Regional de Ensino, prof. Adilson Moreira Condesso; professora Vilma Pereira de Lima, Supervisora de Ensino Da diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista; Fábio Matias, Diretor Técnico II do Centro de Ressocialização de Atibaia; Professora Isabel Sakaki da Silva, Diretora da Escola Municipal Renato de Azevedo Rezende; Professor Nilton Cesar Constantino De Souza, Supervisor do PIBID no Centro de Ressocialização de Atibaia, Andrea de Moura Brito, professora preceptora do RP da Escola Municipal Sérgio Gonçalves Viana; Michele Cristina Martins Scotti, professora preceptora do RP da Escola Municipal Sérgio Gonçalves Viana; Érika Eger Marchioris, professora preceptora do RP da Escola Estadual Maria Cecilia Teixeira Pinto; Fernanda Ono Rodrigues dos Santos, professora supervisora do PIBID na Escola Estadual Major Juvenal Alvim, Paula Aparecida Forcione, professora preceptora do RP da Escola Estadual Renato de Azevedo Rezende; Jackeline Claro Da Silva, professora supervisora do PIBID na Escola João Antonio Rodrigues; e Rosângela Gonçalves, Coordenadora da Escola Estadual Renato de Azevedo Rezende.

 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID)

O PIBID é um dos projetos financiados pela CAPES em parceria com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa tem por finalidade valorizar o profissional do magistério e apoiar a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura plena das instituições de ensino superior.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Em 2014 a UNIFAAT teve seu projeto aprovado, iniciando suas atividades, sendo uma das 19 Instituições de Ensino Particulares dentre as 284 instituições em todo o país.

 Residência Pedagógica

O Programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Com o objetivo de aperfeiçoar formação prática nos cursos de licenciatura, promove a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp