Centro Universitário UNIFAAT já é realidade

Centro Universitário UNIFAAT já é realidade

Em 23 de março foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que oficializou a transformação da FAAT no Centro Universitário UNIFAAT. A notícia foi recebida com alegria por toda a comunidade acadêmica e população da Região Bragantina.


Entre as prerrogativas legais concedidas aos Centros Universitários, destaca-se a autonomia para criar e organizar cursos e programas de educação superior, sem a necessidade de solicitação de autorização ao Ministério da Educação. Já como Centro Universitário, a UNIFAAT anunciou a abertura do curso de Enfermagem, cujo Processo Seletivo deverá ser realizado ainda este ano.

Ao longo de 19 anos, a UNIFAAT transformou-se em referência educacional, segundo as avaliações do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). Já são dez anos consecutivos de nota 4 (escala de 1 a 5). Com esses resultados, a Instituição figura entre as 3% melhores do país.


Destaca-se que o IGC das Instituições Universitárias é o principal indicador de qualidade do MEC. O indicador é calculado a partir da análise de aspectos como a nota dos concluintes de cursos superiores no ENADE, a titulação dos docentes, os recursos de infraestrutura disponibilizados pelas instituições e a percepção dos alunos com relação à formação que lhes foi oferecida.



Na trajetória da UNIFAAT, ressalta-se o importante investimento em infraestrutura: de um pequeno conjunto de salas localizadas num prédio no Centro de Atibaia (1999), a UNIFAAT inaugurou em 2006 o Campus Dom Pedro, um complexo de prédios que abriga modernas salas de aula, laboratórios de última geração, Centro de Pesquisas (CEPE), Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Clínica de Psicologia, dentre outros ambientes que atendem com diferencial de qualidade mais de 4.000 alunos de 24 cursos de graduação.


Todas essas conquistas, coroadas pela transformação em Centro Universitário, são fruto de muito trabalho, investimento, dedicação e, sobretudo, foco no atendimento da missão da Instituição: "promover educação superior de qualidade na região". Ao longo do tempo, a UNIFAAT tem contribuído expressivamente para o desenvolvimento socioeconômico das cidades da Região Bragantina e do sul de Minas Gerais.

 

Histórico do processo de transformação

O processo de transformação da organização acadêmica da UNIFAAT iniciou-se em 2015, ano em que a instituição protocolou o pedido de credenciamento como Centro Universitário.


Em agosto de 2017, a FAAT passou pela fase mais importante e decisiva do processo, quando recebeu a visita de uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), que avaliaram se a Instituição atendia aos requisitos exigidos pela legislação para a transformação em Centro Universitário.


Na ocasião foram avaliados diversos fatores, destacando-se os seguintes: políticas acadêmicas, projetos pedagógicos e de gestão, qualidade do corpo docente, programas de incentivo à pesquisa e extensão, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, acessibilidade, programas de incentivo socioeconômico (bolsas e financiamentos concedidos a estudantes) e infraestrutura (salas de aula, laboratórios para aulas práticas, estrutura de tecnologia da informação e de comunicação, espaços de convivência e lazer, entre outros).


No relatório elaborado pela comissão, os avaliadores conceituaram a UNIFAAT com nota 4 (escala de 1 a 5), atestando a qualidade da Instituição e avalizando sua transformação em Centro Universitário.


(Foto da capa: Diego Pazini)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp