CEDH REALIZA EVENTO EXALTANDO A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

CEDH REALIZA EVENTO EXALTANDO A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Neste mês de novembro o CEDH - Comitê de Educação em Direitos Humanos retoma suas atividades e realiza evento por vídeo conferência enfocando a questão consciência negra. A proposta foi realizar uma Roda de Conversa com a temática “Desafios do resgate e preservação da memória negra na região de Atibaia e Bragança Paulista”.  O objetivo foi ouvir os relatos de duas importantes ativistas do movimento negro em Atibaia e de Bragança Paulista. Izilda Aparecida De Toledo, pedagoga, ativista, especialista em educação étnico racial, palestrante, docente do ensino superior e participante de vários conselhos voltados aos direitos humanos e a luta antirracista. Silvana Cotrim, mãe e avó orgulhosa, formada em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Cultural, Fundadora e líder da Associação Cultural e do Quilombo Negra Visão, co-líder do Núcleo Atibaia do Grupo Mulheres do Brasil.

Ambas relataram suas experiências de luta contra o racismo e de afirmação da cultura negra, e também fizeram relatos emocionantes sobre experiências vivenciadas ao longo de suas vidas que retrataram o racismo estrutural e a existência de uma sociedade marcada pela divisão social e por todo tipo de preconceito contra o negro, as minorias e os pobres em geral.

Os relatos foram acompanhados por alunos e público em geral que se manifestaram ao longo de todo o evento traduzindo uma interação muito forte com as convidadas.

Estiveram presentes quase todos os membros do CEEDH que contribuíram com perguntas e intervenções importantes.

Ao final o professor Gilvan agradeceu a gentileza da presença das duas convidadas, que com sua calma e tranquilidade, cativaram o público e mostraram que apesar dos avanços das últimas décadas ainda há muito o que fazer no sentido de se almejar uma sociedade mais justa e igualitária. O professor exaltou ainda que o CEDH, após consolidar seu trabalho nos últimos quatro anos, entra em uma nova fase cujo objetivo principal agora é aumentar a interação com a sociedade regional.

A live pode ser visualizada em https://bit.ly/3xkQrky

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp