Banda Sinfônica Primeiro Movimento se apresenta no Festival de Inverno de Atibaia

Banda Sinfônica Primeiro Movimento se apresenta no Festival de Inverno de Atibaia

Em 22 de julho, às 20h, a Banda Sinfônica Primeiro Movimento – UNIFAAT (BSPM/UNIFAAT), realizará concerto na Igreja da Matriz em Atibaia. Trata-se de uma atração que integra o tradicional Festival de Inverno da cidade.

O espetáculo presta homenagem a Jacob do Bandolim, músico, compositor e bandolinista brasileiro. No repertório estarão grandes sucessos do músico como, “Vibrações”, “Doce de Coco”, "Noites Cariocas” e “Receita do Samba”.

Banda Sinfônica Primeiro Movimento - UNIFAAT se apresenta no Festival de Inverno de Atibaia

A atração é gratuita e aberta ao público. Prestigie!

Quem foi Jacob do Bandolim?

Banda Sinfônica Primeiro Movimento - UNIFAAT se apresenta no Festival de Inverno de Atibaia

Jacob Pick Bittencourt, nasceu no Rio de Janeiro em 1918. Aos 12 anos, ganhou seu primeiro instrumento, um violino presenteado por sua mãe. Por não se adaptar ao arco do instrumento, passou a utilizar grampos de cabelo para tocar as cordas. Pouco tempo depois ganhou seu primeiro bandolim, um instrumento musical no formato semelhante a uma pera, que possui quatro pares de corda. Jacob sempre foi autodidata e tentava repetir no bandolim trechos de melodias cantaroladas por sua mãe ou por pessoas que passavam na rua.

Em 1933, o músico se apresentou pela primeira vez, ainda como amador, na Rádio Guanabara, com um grupo formado por amigos, conhecido com o Conjunto Sereno. Mas Jacob não gostou de seu desempenho e resolveu praticar ainda mais.

Ao tomar a decisão que o bandolim “era o seu negócio” e nele se concentrar, o compositor carioca iniciava sua carreira radiofônica. Em 1934, sem pretensões profissionais, se inscreveu e venceu o Programa dos Novos, também da Rádio Guanabara. O sucesso foi tanto que Jacob foi contratado pela rádio. A partir daí, tornou-se presença constante em todas as rádios da época e ganhando cachê.

De 1955 a 1959, foi contratado pela Rádio Nacional onde se apresentava com o Regional de César Moreno, composto por Arthur Duarte (violão sete cordas), César Moreno (violão de seis cordas), Índio (cavaquinho) e Luna (pandeiro). Retornou anos depois, quando marcou época com o programa "Jacob do Bandolim e seus Discos de Ouro". O programa ficou em cartaz até o seu falecimento, em 1969, sendo que o último programa, gravado na véspera, não chegou a ir ao ar.  

Fonte: Instituto Jacob do Bandolim 


Sobre a Banda Sinfônica Primeiro Movimento

A BSPM – UNIFAAT fez sua estreia em julho de 2002, durante o primeiro Festival de Inverno de Atibaia, idealizado e realizado pela maestrina Magda Jarussi. Em setembro do mesmo ano, a banda se apresentou no Cine Itá lançando o nome “Primeiro Movimento”, por ser a primeira banda de Concerto em Atibaia e região.

À frente da coordenação pedagógica e regência se mantêm desde a fundação, os professores regentes Celso Oswaldo Salgado e Marcelo Orenstein Alvim. Destaca-se a participação de importantes nomes que contribuíram com seus conhecimentos, entre eles Daniel Nery e Charles Hiram Romão Bruno.

Em 2004, a UNIFAAT acreditou no projeto e passou a apoiar o grupo.

Atualmente, o prédio histórico da Corporação Musical 24 de Outubro, de Atibaia, é ponto de encontro para os ensaios e pequenos concertos. A organização tem mantido um calendário anual de belíssimos concertos, sendo alguns temáticos.

A banda conta atualmente com integrantes de Atibaia e região e tem como projeto pedagógico a educação musical e formação humana por meio da música. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp