Alunos de Jornalismo participam do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Alunos de Jornalismo participam do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Os alunos Conrado Olivotti, Luiza Condado, Maria Júlia Cabral e Rafaela Rodrigues, do curso de Jornalismo da UNIFAAT, apresentam em 6 de setembro, o artigo científico “Violência Contra a Mulher no Transporte Público: Análise Comparativa do Conteúdo dos Portais de Notícias Uol e G1”, no Grupo de Pesquisa “Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas”, do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM. O evento será realizado de 2 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém.

O artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em 2018, durante as disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Comunicação e Leituras do Cotidiano, ministradas pelo Prof. Dr. Giuliano Tosin. Destaca-se que tal pesquisa foi premiada no TalentCom 2018, evento de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) desenvolvido pela própria UNIFAAT.

Os alunos contam que a partir de uma extensa pesquisa realizada ao longo de todo o ano letivo, elaboramos uma análise detalhada das origens da violência contra a mulher, discorrendo sobre pautas importantes que deram fundamento ao artigo, tais como: o feminismo, a cultura patriarcal, o direito ao espaço público e, por fim, uma análise comparativa da cobertura dos portais de notícia G1 e UOL, fundamentada por teorias específicas da área do Jornalismo.

O congresso anual da INTERCOM é o mais importante evento científico de Comunicação Social do país. A instituição sem fins lucrativos tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento entre profissionais, alunos e recém-graduados que desenvolvem pesquisas científicas sobre variados temas dentro da comunicação.

São vários os simpósios e eventos promovidos pela INTERCOM todos os anos, mas o evento de maior prestígio da instituição é, sem dúvida, o Congresso Nacional. Segundo o portal oficial do evento, o congresso é responsável por reunir cerca de 3,5 mil pesquisadores do Brasil e do exterior.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp