Alunos de Iniciação Científica da UNIFAAT publicam capítulo em livro de Sustentabilidade

Alunos de Iniciação Científica da UNIFAAT publicam capítulo em livro de Sustentabilidade

O Prof. Dr. João Luiz de Moraes Hoefel, juntamente com seus alunos de Iniciação Científica e pesquisadoras, publicaram em agosto de 2021 o capítulo Environmental Issues and Urban Expansion—A Study of the Atibaia River Basin in São Paulo, Brazil. O capítulo faz parte do livro “Sustainability in Natural Resources Management and Land Planning” da World Sustainability Series book series (WSUSE), Editora Springer

Os alunos Peter Martins Ribeiro, José Ricardo Filho Ramos (in memorian - falecido em 15 de fevereiro de 2021), Maikon Pinheiro, Walan Clésios Basso Simões e a pesquisadora voluntária Maria Carolina Las-Casas e Novaes fazem parte do Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Cultura do Centro de Estudos e Pesquisas da UNIFAAT (NESC/CEPE/UNIFAAT). A publicação também contou com a participação de Debra Barbarick e Deborah Nickel, do Sierra Water Protectors, Auburn – USA.

O trabalho ressalta que diversos segmentos da sociedade têm voltado sua atenção para as questões ambientais o que leva ao desenvolvimento de estudos sobre sustentabilidade, propostas de uso sustentável de áreas naturais e políticas de criação de unidades de conservação. O capítulo “Environmental Issues and Urban Expansion—A Study of the Atibaia River Basin in São Paulo, Brazil” usa como sua área de estudo a Área de Proteção Ambiental do Sistema Cantareira (APA Cantareira) e a porção superior da Bacia Hidrográfica do Rio Atibaia localizada em São Paulo.

Alunos de Iniciação Científica da UNIFAAT publicam capítulo em livro de Sustentabilidade

“Sustainability in Natural Resources Management and Land Planning”

A região contém fontes hídricas de importância regional e estadual e esse fator, aliado às belezas naturais da região, a tornou alvo de especulação imobiliária e de um processo desordenado de ocupação do solo. Apesar das restrições impostas pela legislação ambiental, diversos tipos de ocupação do solo, muitas vezes inadequados, têm gerado grandes impactos socioambientais. Isso cria a necessidade de uma análise e avaliação adequadas desses impactos. Este capítulo analisa um estudo que revelou um crescimento muito rápido da ocupação da terra - aproximadamente 170% entre 2005 e 2019. Os conflitos sobre o uso da terra na área destacaram as percepções e abordagens variadas entre os grupos sociais regionais em relação às questões ambientais e essas diferenças têm se refletido nas propostas de desenvolvimento regional.

Nesse contexto, este capítulo busca descrever as mudanças ambientais atuais e seus efeitos nos processos de transformação da APA Cantareira e na Bacia Hidrográfica do Rio Atibaia, além de indicar medidas ambientalmente adequadas que podem ser tomadas nesta região.

O capítulo está disponível pelo site da Editora Springer.

 

Foto de capa: Ricardo Figueiredo, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp