Alunos de Artes Visuais visitam Cunha - a cidade da cerâmica

Alunos de Artes Visuais visitam Cunha - a cidade da cerâmica

Em 9 de setembro, alunos do curso de Artes Visuais da FAAT, vivenciaram uma experiência muito enriquecedora. Acompanhados do professor mestre Ivan Groff visitaram Cunha, no Vale do Paraíba Paulista (SP). A cidade é considerada um importante polo de arte cerâmica do Brasil e da América Latina, caracterizado pela diversidade técnica e estética de sua produção.

A proposta de conhecer a cidade surgiu a partir das aulas da disciplina Expressão Tridimensional. Segundo o professor Ivan, a visita aos ateliês de Cunha proporcionou aos alunos uma nova experiência, "Eles tiveram contato direto com os artistas e suas obras, e isso fez com que eles refletissem sobre os conteúdos dados em aula", explica.
Os alunos puderam conhecer os principais ateliês da cidade, dentre eles, o Ateliê Suenaga & Jardineiro, onde observaram a preparação da argila, a esmaltação e por fim a queima da peça.

(Foto: Aline Badari)

Alunos de Artes Visuais visitam Cunha - a cidade da cerâmica

Segundo Maria Isabella Barbieri, aluna do 3º ano, um dos momentos mais empolgantes da visita foi o da abertura dos fornos, que foi acompanhada pelos proprietários do ateliê Gilberto Jardineiro e Kimiko Suenaga que deram uma aula sobre a arte da cerâmica.
"Essa experiência foi muito enriquecedora para todos que tiveram a oportunidade de acompanhar, pois, pudemos ver as inúmeras possibilidades de se trabalhar com a argila", conta Maria Isabella.

(Foto: Aline Badari)

Alunos de Artes Visuais visitam Cunha - a cidade da cerâmica

O grupo teve a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos do centro da cidade. Visitaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com características da arquitetura de estilo barroco. Em seguida conheceram outros ateliês, que em sua maioria trabalham com peças de cerâmicas utilitárias, com pinturas de influência portuguesa, espanhola, japonesa e chinesa.

"Depois de ver como funciona a produção da cerâmica na prática é impossível voltar para casa sem ter vontade de colocar a mão na argila, produzir uma peça de cerâmica e construir um forno no fundo do quintal", conta a aluna Aline Badari.

(Foto: Aline Badari)

Alunos de Artes Visuais visitam Cunha - a cidade da cerâmica

Os alunos que participaram da excursão tiveram a oportunidade de observar como a cidade gira em torno da cerâmica, sendo essa o seu principal atrativo turístico, e saíram de lá com conhecimentos que poderão ser aplicados em suas carreiras, tanto para a docência, quanto para a jornada artística.

"A cidade de Cunha é o destino certo para quem aprecia arte e toda a sua diversidade", conclui o aluno Maurício Martins.

(Foto da capa: Maurício Martins)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp