Acadêmicos apresentam trabalhos do Programa Residência Pedagógica

Acadêmicos apresentam trabalhos do Programa Residência Pedagógica

Em 29 de junho foi realizada na UNIFAAT a reunião de fechamento de semestre do Programa Residência Pedagógica referente aos cursos de Artes Visuais, Letras e Pedagogia. Trata-se de uma ação, do governo federal, que integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, podendo participar apenas alunos de séries a partir da segunda metade de seu curso.

Alunos dos terceiros anos de Artes Visuais, orientados pela Profª. Rita de Cássia Moura Ribeiro, de Letras, orientados pela Profª. Dra. Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes e de Pedagogia, orientados pelo Prof. Dr. Gilvan Elias Pereira, apresentaram os trabalhos que estão desenvolvendo nas 5 escolas parceiras, localizadas em Atibaia e Bom Jesus dos Perdões.

Acadêmicos apresentam trabalhos do Programa Residência Pedagógica

 “Acredito muito no programa e na sua proposta de aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam habilidades práticas e conduzam o licenciando a exercitar, de forma ativa, a relação entre teoria e prática profissional docente.

A estratégia de integração entre escolas, universidades e secretarias de educação, visa estimular a elaboração de um plano conjunto entre as instituições formadoras de professores e as escolas estaduais e municipais, com o objetivo de aproximar a formação acadêmica das reais demandas do ensino público.

Além da formação dos nossos alunos, também consideramos a formação continuada dos professores preceptores que os recebem, e mesmo a formação continuada da nossa equipe de professores da UNIFAAT, que coordenam os subprojetos, de modo que todos aprendemos juntos. Nossos alunos estão muito satisfeitos com a participação no programa e reconhecem o quanto essa experiência contribui para a formação”, afirma a Profª. Glória Pereira, coordenadora geral do programa na UNIFAAT.

 Acadêmicos apresentam trabalhos do Programa Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), compreende que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

A UNIFAAT é uma das pouquíssimas Instituições privadas que foram aprovadas para participar deste Programa de abrangência nacional.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp