3º Webinar Nepam - Unicamp contou com participação de pesquisadores da UNIFAAT

3º Webinar Nepam - Unicamp contou com participação de pesquisadores da UNIFAAT

Em 18 de novembro, os professores João Luiz Hoeffel e Micheli Machado e os alunos Waldo Nascimento e Gianlucca Consoli, do Centro Universitário UNIFAAT, participaram do webinar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (SDGs) e Direitos Humanos: uma contribuição para análise da violência contra mulheres. Foi o 3º encontro do Ciclo de Webinários, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os professores e alunos da UNIFAAT, que representaram o NESC/CEPE/UNIFAAT, integraram o grupo de palestrantes juntamente com a professora Sônia Regina da Cal Seixas (Nepam/Unicamp) e moderação de Amasa Carvalho (Nepam/Unicamp).

De acordo com o Prof. João Luiz Hoeffel, no webinário foram apresentados os dados coletados e as análises realizadas no primeiro ano do projeto do qual participam como pesquisadores.

O webinar está disponível nos canais do Nepam no YouTube e no Facebook.

3º Webinar Nepam - Unicamp contou com participação de pesquisadores da UNIFAAT

Crédito: Nepam/UNICAMP

Sobre o projeto

O conceito de sustentabilidade é fundamental para questionar o modelo de desenvolvimento econômico que se estabeleceu globalmente e que determinou severas consequências, entre elas os processos intensivos de industrialização e urbanização, a degradação ambiental e o comprometimento da saúde física e mental da população, violência e conflitos sociais.

A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 apresenta 17 objetivos importantes, com ênfase especial no SDG 5, que trata especificamente da Equidade de Gênero e da importância da prevenção e do combate à violência, especialmente contra mulheres e meninas. Neste sentido, procuramos analisar neste projeto a violência no contexto dos Objetivos de Sustentabilidade (SDGs), para um conjunto de 10 municípios localizados ao longo do Corredor Exportador D. Pedro I - Rod. Dos Tamoios (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Caraguatatuba, Igaratá, Itatiba, Jacareí, Jambeiro, Jarinu, Nazaré Paulista e Paraibuna), São Paulo, Brasil e comparar com a média do estado de São Paulo, para o período de 2009 a 2018.

O objetivo deste projeto é apresentar uma revisão da literatura científica sobre o tema e os parâmetros globais de violência doméstica e sexual contra mulheres e meninas, uma análise da metodologia utilizada no Brasil para coletar informações, sua efetividade e limitações, e coletar e analisar dados para dez municípios localizados ao longo do Corredor Exportador D. Pedro I - Rod. dos Tamoios. Por fim, apresentar estratégias de ação apresentadas pelo SDG 5 para melhorar as perspectivas de igualdade de gênero e direitos humanos na região de estudo.

Crédito foto de capa: Nepam/UNICAMP 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp