UNIFAAT realiza cerimônia de encerramento do PIBID e PRP

UNIFAAT realiza cerimônia de encerramento do PIBID e PRP

Após 18 meses, foi realizado em maio o encerramento dos Programas PIBID e Residência Pedagógica, iniciados em outubro de 2020. Ambos os programas são organizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, portanto, trata-se de importantes parcerias da UNIFAAT com o Governo Federal.

No caso do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) essa parceria vem desde o ano de 2014 e no caso do Residência, de 2018, sendo que em cada uma dessas edições passaram dezenas de alunos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Artes Visuais e Letras da UNIFAAT.

Tanto um como o outro programa são muito parecidos e são voltados para inserir os estudantes de licenciaturas na realidade da escola de modo que possam aprender a prática docente através da vivência do dia a dia da escola, seja auxiliando professores e desenvolvendo projetos, seja participando de reuniões e de grupos de estudos. Os estudantes, futuros professores, são acompanhados por professores preceptores, que atuam também como formadores destes futuros docentes.

Essa interação entre instituição formadora (UNIFAAT) e “escola campo”, ou mesmo entre teoria e prática são essenciais na formação de professores mais bem preparados para iniciar e conduzir suas carreiras docentes.

Os programas dispõem de verbas para o pagamento de bolsas para alunos, para professores preceptores e para os coordenadores dos programas. Isso é um importante fator de motivação para todos os envolvidos, que em contrapartida elaboram relatórios e socializam suas experiências, sendo que muitos escrevem artigos e apresentam suas experiências em congressos.

As escolas participantes dessa edição foram a EM Waldemar Bastos Byhler, pelo Residência Pedagógica, e E.M. Estudante Nelson José Pedroso, E.M. Pref. Walter Engracia de Oliveira e E.M. José Aparecido Ferreira Franco, pelo PIBID.

UNIFAAT realiza cerimônia de encerramento do PIBID e PRP

Estiveram presentes no evento as diretoras Regina Aparecida Gomes Camargo, Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner, Bárbara Pereira Leme Barletta, as coordenadoras pedagógicas Valdete Aparecida do Amaral, Adriana de Souza Braga e Andrea Bueno da Silva e a professora Patrícia Aparecida Pinheiro.

Na ocasião os alunos participantes fizeram apresentações sobre seus trabalhos mostrando fotos e relatando experiências muito enriquecedoras. Além do trabalho no dia a dia, com alfabetização, ensino de matemática, auxílio individualizado a alunos, projetos voltados para a questão ambiental, educação sexual e tantos outros foram relatados e despertaram muita curiosidade e crescimento mútuo entre os presentes.

As professoras Glória Aparecida Pereira de Oliveira e Maria Eli Puga Beltrão, coordenadoras do Residência e do PIBID, respectivamente, foram homenageadas pelos alunos residentes e pibidianos, que discursaram exaltando o importante trabalho de liderança e formação realizados por ambas. As duas coordenadoras também agradeceram o empenho dos alunos e a parceria da secretaria de educação de Atibaia nas pessoas das diretoras presentes, que abriram suas escolas para os dois programas.

Ao final o professor Gilvan Pereira, diretor de Estudos, Pesquisa e Extensão da UNIFAAT, reforçou a importância dos dois programas e o orgulho que a UNIFAAT, enquanto instituição formadora, tem de seus alunos pelo brilhante trabalho que realizaram. Agradeceu a todos os presentes e disse que está trabalhando, junto com as coordenadoras, para que a UNIFAAT partícipe da próxima edição dos dois programas que deve começar por volta de agosto próximo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp